terça-feira, 19 de junho de 2012

Corpo equilibrado, corpo saudável

Hoje vamos falar um pouco sobre a importância de se ter um corpo equilibrado para que você possa ter mais segurança no desempenho de suas atividades tanto diárias quanto físicas. Durante muito tempo nas academias existiu uma cultura de que mulheres não treinavam membros superiores por ser coisa de homem e da mesma forma os homens não treinavam pernas por ser coisa de mulher. É certo de que tudo isso acontece muito mais por uma falta de informação dos que praticam a musculação.

Recentemente iniciei um trabalho com duas alunas que já tinham um certo tempo de academia e que praticamente não treinavam membros superiores. Ao começarmos a treinar e introduzindo o trabalho para os membros superiores foi possível ver o quanto desequilibrado era os corpo dessas mulheres.

Essa cultura além de gerar um corpo desequilibrado, acaba sobrecarregando as musculaturas que normalmente são trabalhadas. Veja como fica o treinamento de uma pessoa que treina dessa forma:

Mulher - Segunda: Perna, Terça: Glúteo, Quarta: Perna, Quinta: Glúteo, Sexta Perna.
Homem - Segunda: Peito/Tríceps, Terça: Costas/Bíceps, Quarta: Ombro (era pra ser ombro e perna, mas...), Quinta:  Peito/Tríceps, Sexta:  Costas/Bíceps.

Não preciso nem falar o resultado de um treino desses, né? É importante entender que o corpo precisa ser visto sempre de uma forma global e não só todas as musculaturas precisam ser trabalhadas dentro de um treinamento como também todas as capacidades físicas. Quando começamos a trabalhar desta forma tornamos o nosso corpo mais equilibrado, diminuindo assim o risco de lesões por desequilíbrios musculares. Quanto mais equilibrado tornamos o corpo mais saudável e mais seguros ele passa a ser.

Assim como as pernas de um homem extremamente forte na parte de cima e fraco na parte de baixo irá sofrer com este desequilíbrio (os tornozelos e joelhos ião reclamar), pois não está preparado para carregar tanto peso o corpo de uma mulher também sofre quando a mulher treina apenas as pernas e esquecem dos membros superiores, isso resulta em postura inadequada e dores começam a surgir. 

Por tanto, essa de treinar apenas membros superiores ou treinar só pernas não existe, não é saudável nem traz benefícios. Lembre-se: um treinamento bem elaborado é aquele que busca acima de qualquer coisa um corpo equilibrado, pois como já foi dito: um corpo equilibrado é igual a um corpo mais saudável.

Abraço a todos com muita saúde!

Um comentário:

  1. Sem falar que é extremamente horrível esteticamente falando um Jonny Bravo..

    ResponderExcluir