domingo, 15 de abril de 2012

Benefícios do treinamento de força para idosos

Com o passar dos anos e o avanço da idade a nossa massa muscular tende a diminuir e consequentemente a capacidade de exercer força do corpo também. Essa perda de massa muscular e capacidade do corpo de desenvolver força acabam diminuindo a capacidade funcional do idoso, ou seja, acabam diminuindo a capacidade em executar atividades diárias como subir uma escada ou levantar-se de uma cadeira, por exemplo.

O treinamento de força para idosos tem como principal benefício aumentar a capacidade funcional do idoso devolvendo a este idoso autonomia para desenvolver suas atividades diárias. Este aumento da capacidade funcional acontece em função de um aumento de força e massa magra e também de aumento na densidade mineral óssea desenvolvidos através do treinamento de força que também auxiliam no controle de peso corporal.

Além do aumento da capacidade funcional do idoso e beneficiar no controle de peso corporal, o treinamento de força ainda promove uma grande prevenção contra lesões principalmente as decorrentes de quedas devido principalmente ao aumento da densidade mineral óssea, melhora a auto estima, atua no tratamento contra a depressão e ansiedade.

Algumas adaptações do idoso ao treinamento de força:

- Aumenta a Força Muscular
- Aumenta a Resistência Muscular
- Aumenta o Metabolismo Basal
- Aumenta a Capacidade do Corpo Promover Hipertrofia
- Aumenta Densidade Mineral Óssea
- Diminui o Acumulo Corporal de Gordura, entre outros...

Importante salientar que todos esses benefícios são conseguidos através de um trabalho continuo e regular de pelo menos 2 a 3 vezes por semana, seguidos de meses a anos e acompanhados de boa dieta.  É muito importante ter sempre o acompanhamento de um profissional capacitado para que seus resultados possam ser mais rápidos e seguros.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário