terça-feira, 5 de abril de 2011

Por que é tão difícil desenvolver a panturrilha?

Essa é uma questão frequente entre os praticantes de musculação, vamos tentar esclarecer aqui algumas peculiaridades desta musculatura e detalhes do treinamento que podemos melhorar para aumentar o rendimento desse músculo.

A panturrilha em si é difícil de se desenvolver, a principal explicação para isso, é que é um músculo em que nele predomina as fibras de contração lenta, enquanto que, as fibras de contração rápida são as que mais favorecem a Hipertrofia. Isso acaba tornando a panturrilha mais resistente, consequentemente mais difícil de cansá-la. É preciso estressá-la bastante durante os treinos para que ela possa se desenvolver. Diante desta necessidade, acabamos cometendo alguns erros que contribuem para que demore ainda mais esse crescimento. São eles:

- Treinar em excesso: vejo pessoas treinando panturrilha todos os dias achando que isso vai resolver o problema, a questão é que o músculo precisa do descanso para se desenvolver, mesmo ele sendo um músculo mais resistente. Se você não dá o devido descanso ao músculo fica difícil conseguir aumentá-lo.

- Dar pouca atenção a execução do movimento: algumas pessoas acabam fazendo o exercício de uma forma pouco eficaz o, alongando pouco (a descida do peso), contraindo pouco (elevação do peso), muito rápido ou muito devagar. Isso acaba prejudicando o rendimento do treino e consequentemente o desenvolvimento desta musculatura.

- Dar pouca intensidade nos treinos: por ser um músculo mais resistente ele acaba suportando uma carga maior e mais intensa de treinamento. Algumas pessoas treinam o ano inteiro com o mesmo peso, mesmo tempo de descanso e etc. Fica difícil fazer todo dia a mesma coisa e esperar resultados diferentes. Não acha?

Veja se você está cometendo esses erros em seu treino e tente corrigi-los, você verá o resultado. Depois estaremos postando algumas coisas à respeito de como melhorar a intensidade nos treinamentos deste músculo.

Abraço a todos com muita saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário